Esgoto Sanitário: Caracterização, Geração e Necessidades de Tratamento

Esgoto Sanitário: Caracterização, Geração e Necessidades de Tratamento

MO4 - Esgoto Sanitário: Caracterização, Geração e Necessidades de Tratamento

Quero me Inscrever

A ECOLOGIC traz com exclusividade o melhor e mais completo programa de capacitação e desenvolvimento humano em tratamento de águas e efluentes.

Voltado para profissionais e estudantes que atuam direto ou indiretamente com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de águas e efluentes.

OBJETIVO DO CURSO

Capacitar os participantes para o entendimento das variáveis que caracterizam as águas residuárias e as correlações entre elas e entre elas e a poluição; conhecer a legislação básica pertinente à área do

saneamento em estudo; ter condições de relacionar variáveis analíticas com a caracterização de amostras ou monitoramento de sistemas; permitir a compreensão da formulação do esgoto e a influência das diversas fontes de lançamento em sua composição; desenvolver a compreensão da necessidade de se aplicar ferramentas de tratamento aos esgotos antes de seu lançamento, como forma de mitigar a poluição hídrica, em cumprimento à legislação.

MATERIAL OFERECIDO

Material em Pdf

Certificação de Frequência

30 Dias de acesso às Aulas Gravadas para serem Reassistidas

Fórum para Dúvidas

INSTRUTOR

Helvécio Carvalho de Sena

Possui doutorado em Hidráulica - Saneamento Básico pela Universidade de São Paulo (2011). Tem experiência na gestão de processos de tratamento por lodos ativados, digestão anaeróbia e lagoas de tratamento anaeróbias e facultativas, e também na melhoria de processo aplicando a tecnologia MBBR. Possui desenvoltura em simulação numérica de processo de tratamento visando melhorias e utilizando a capacidade plena da unidade, simulação de compostos orgânicos e inorgânicos tóxicos que são enviados ao tratamento, além de experiência nos modelos matemáticos GPS-X e Toxchem+. Realiza avaliação do sistema de tratamento através de análises microbiológicas. Tem larga experiência na avaliação de efluentes industriais visando a tratabilidade do mesmo em lodos ativados. Fez implantações do Sistema de Gestão Ambiental - ISO 14001, coordenando equipes de trabalho operacionais e áreas de apoio. Desenvolveu projeto de implantação desse sistema em sete unidades, das quais três foram certificadas. Possui experiência na implantação do Sistema de Gestão de Qualidade em Laboratórios - ISO 17025, coordenando equipes de trabalho em cinco unidades. Realizou controle de odores em sistemas de tratamento de esgotos, incluindo o sistema de coleta. Também já realizou implantação de sistema de reúso não potável. Possui expertise em pesquisas orientadas ao tratamento de esgotos, aplicando técnicas inovadoras como respirometria, cromatografia gasosa e análises de carbono orgânico.

Fábio Campos

Biólogo com Mestrado em Engenharia Sanitária pela Escola Politécnica da USP; Doutorado em Ciências pela da Faculdade de Saúde Pública da USP e Pós-Doutorado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Especialista com mais de 30 anos de experiência em tratamento de água e esgoto com foco em pesquisas de novas tecnologias para recuperação de nutrientes e em processos ligados ao ecossaneamento.

  1. Definição de Esgoto Sanitário;
  2. Composição do esgoto doméstico e efluente industrial;
  3. Geração de esgoto: vazão e carga;
  4. Águas residuárias complexas: Necrochorume e Lixiviado de aterro sanitário;
  5. Principais variáveis de caracterização do esgoto: DBO, DQO, COT, Série Nitrogenada, Fósforo, Surfactantes, MSH, pH, Temperatura; Oxigênio Dissolvido;
  6. Noções sobre Poluentes Emergentes;
  7. Necessidade de tratamento: remoção de poluentes – Atendimento a padrões legais (Legislação).
  8. Leitura e interpretação de Laudos Laboratoriais.
Esgoto Sanitário: Caracterização, Geração e Necessidades de Tratamento

FECHADO

Entre em contato